Todos os dias, bandidos estão roubando contas de redes sociais e tirando dinheiro das vítimas. E o Instagram é um dos alvos de criminosos há muito tempo. Chegam oferecendo ofertas sedutoras e depois pescam o peixe.
Mais ainda, eles invadem a conta da vítima e depois anunciam vendas falsas. Eles usam duas formas: invadem a conta ou recebem transferência de dinheiro da vítima.
Infelizmente, as redes sociais se tornaram vulneráveis para que estranhos se passem por marcas ou pessoas conhecidas. Eles são ótimos observadores e depois de um tempo agem de acordo com aquela informação irrelevante que deixamos passar.
Por isso, não dá mais para ficarmos à mercê desses cibercriminosos. Os ataques de hackers são mais perigosos do que imaginamos.
Aqui, você vai ficar por dentro de como eles agem e o que você pode fazer para não cair nas mãos desses invasores. Se você gostou do assunto, continue com a gente e aprenda como se manter seguro no Instagram.
Como os golpes acontecem
Muitos usuários alertaram em suas redes sociais a respeito da invasão e o quanto é difícil recuperar os dados através das configurações do Instagram. Já outros, falam que acabaram enviando o pix, achando que estavam fazendo uma compra.
Enfim, sejam quais forem as formas de golpe o que está em jogo é a sua segurança física e digital. Assim, há várias formas de ser invadido por esses bandidos.
Uma das formas deles invadirem é quando o próprio usuário disponibiliza seus dados pessoais em sites inseguros ou falsos. Outras vezes, eles até estudam os nossos gostos em outros sites para depois virem com uma página falsa que possui ofertas para cadastro.
Assim, eles pegam essas informações mais básicas, como e-mail e número de telefone e identificam a senha usada por nós no Instagram ou em qualquer rede social. Além do mais, inclusive o Facebook foi alvo de mais de 530 milhões de dados vazados até abril de 2021.
Cuide da sua segurança no Instagram
- Usar senhas mais difíceis e trocar de vez em quando
- Usar senhas diferentes para todas as redes sociais e evitar acesso por outros serviços
- Jamais fazer cadastro em sites desconhecidos
- Tomar cuidado para não entrar em apps parecidos
Além disso, separamos ainda para você uma das formas mais seguras de manter a sua conta longe de invasores.
8 passos para autenticação em duas etapas
Primeiro passo: antes de tudo, entre no Instagram, clique no seu ícone e aperte o botão de três traços na parte superior direita;
Segundo passo: logo depois, toque no menu “Configurações”;
Terceiro passo: depois disso, vá em “Segurança”;
Quarto passo: agora, selecione “Autenticação de dois fatores”;
Quinto passo: em seguida, escolha o modo de segurança entre WhatsApp, SMS ou aplicativo de autenticação; escolha o meio que quiser.
Sexto passo: daí, o Instagram envia um código de confirmação através do método escolhido. Insira a numeração no Instagram e aperte em “Avançar”;
Sétimo passo: assim, a verificação em duas etapas estará ativada! Para desfazer, basta seguir o mesmo processo. Para finalizar tudo, é só clicar em “Avançar”.
Oitavo passo: por fim, vão ser exibidos alguns códigos reserva que tem como finalidade a recuperação do método de verificação principal. O Instagram pede para guardar e manter sigilo. Para finalizar tudo, é clicar em “Concluir”.
Pronto! Você sabe como ativar a segurança em duas etapas.
Bom, como falamos mais cedo, é comum acontecer roubos e crimes nos apps. Por isso, precisamos tomar sempre o máximo de cuidado para não sermos as próximas vítimas de hackers.
Querendo ou não, já temos muitos problemas, não é mesmo?
Portanto, que tal você correr agora mesmo para o Instagram e ativar essas seguranças? Além disso, compartilhe este artigo com alguém que você sabe que precisa dessas informações!
Ivan de Lara – Especialista em marketing digital
Céu Mídia
Leave a Reply